Ofebas

ASSESSORAMENTO FINANCEIRO / AÇÕES SOCIAIS

Você sabia que a OFEBAS tem um projeto de Assessoramento Financeiro que pode contribuir com as Organizações da Sociedade Civil de Sorocaba e Votorantim?

 

Nosso Assessoramento Financeiro é embasado na resolução 27/2011 do Conselho Nacional de Assistência Social e tem como finalidade subsidiar a intervenção das OSCs na execução dos serviços, programas e projetos na defesa e garantia de direitos. Mais informações sobre esse projeto acesse o regulamento disponível aqui:

Camada 4

ENTREGA DE 95 KG DE TAMPINHAS PLÁSTICAS

A ONG Patas que Salvam, associação que cuida de animais vítimas de abandono e maus-tratos, retirou mais uma leva das doações de tampinhas plásticas. Em março de 2024, foram entregues 95 kg à Verusk e Sandora, essa ajudante linda de 4 patas. 


Agradecemos a todos que estão participando da nossa campanha. Você pode deixar suas tampinhas em qualquer uma das nossas unidades para colaborar com este projeto!

Camada 4

Natal mágico Ofebas

Magia do Natal distribuída a 41 crianças e adolescentes assistidos pelas instituições Lar Casa Bela e Associação Educacional e Beneficente Vale da Benção! E isso só foi possível por conta de parceiros, colaboradores, amigos, familiares e clientes engajados em nossa ação “Natal Mágico Ofebas”! Agradecemos a cada um que passou pela nossa unidade do Jd. Santa Rosália, adotou uma cartinha, doou um presente e auxiliou financeiramente na ceia de Natal das entidades. Cada gesto foi importante! As duas organizações beneficiadas com a ação oferecem acolhimento a crianças e adolescentes encaminhados pelo Poder Judiciário ou Conselho Tutelar. Ao estarem afastados do âmbito familiar, as entidades atuam para a garantia dos direitos dos assistidos, fortalecimento de vínculos e criação de novas conexões. (Ação de 21-12-23)

Camada 4

Aporte financeiro de R$ 10 mil

Nosso Assessoramento Técnico 2023 está deixando bons frutos! Três instituições sociais foram contempladas com o aporte financeiro de R$ 10 mil cada para implantação ou melhoria de um projeto social já existente! A Associação Lugar de Amor e Restauração inscreveu um projeto de robótica para 70 crianças e adolescentes. Já o Instituto Gold – Geração de Ouro inscreveu sobre confecção de roupas e acessórios utilizando matérias provenientes das doações que a Instituição recebe. Por último, mas não menos importante, a Associação Educacional Santa Rita de Cássia foi contemplada com o projeto de Fanfarra Escolar para pessoas com deficiência intelectual e autismo!

Camada 4

Doação de 75 kg de tampinhas plásticas

Mais doações de tampinhas plásticas direcionadas a ONG Patas que Salvam, associação de proteção animal! Desta vez, realizamos (em 15/12/23) a entrega de 75 kg de tampinhas a Verusk e a Cristal, essa baby linda que veio conferir se a caixa estava cheia! 🐱

 

A Patas que Salvam é uma associação que cuida de animais vítimas de abandono e maus tratos. Agradecemos a todos que estão participando da nossa campanha e deixando as tampinhas plásticas em nossas unidades!

Camada 4

Festa de dia das crianças

Dia das Crianças aqui chegou com muita diversão! Para comemorarmos a data, realizamos uma festa (em 10/11/2023)  para as crianças do Assentamento Rosa Luxemburgo, uma área socialmente vulnerável que fica localizada em Votorantim. Alugamos um buffet infantil e tivemos muita comida gostosa, brinquedos e presentes! 

 

Tudo isso só se torna possível por conta de cada colaborador, parceiro e cliente que confia e acredita no propósito da Ofebas. Obrigado por permitirem com que a mensagem da nossa empresa se espalhe em cada coração!

Camada 4

Doação de 1.160 fraldas

Mais ação social concluída com sucesso pela nossa organização! Realizamos a doação de 145 pacotes de fraldas geriátricas, ou seja, 1.160 fraldas para o Lar São Vicente de Paulo e o Lar dos Velhinhos de Sorocaba. A arrecadação aconteceu por meio de uma campanha interna realizada com nossos colaboradores. A ação foi tão linda que acabou ganhando força do público externo também! Para nós, é uma alegria ter por perto pessoas tão engajadas com nossas campanhas, que proporcionam apoio e acolhimento aos que precisam. Um obrigado especial a todos que se juntaram a nós!

Camada 4

1º CHÁ BENEFICENTE - INTEGRAR

Com o coração cheio de alegria e gratidão, realizamos (em 06/10/23) a doação de uma TV de 50 polegadas e vários outros brindes para o 1º Chá Beneficente em apoio à Integrar, uma instituição sem fins lucrativos. O chá acontece no dia 07/10, e está sendo promovido pela Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul da Brasil III. A doação foi recebida com imensa gratidão pela presidente da Fraternidade, Solange Fioruci. “Nós precisávamos de um prêmio bastante significativo para atrair as pessoas para este bingo. Agradecemos vocês, da Ofebas, por proporcionarem essa doação a nós”. Toda a renda revertida será direcionada para a Integrar, uma entidade que, desde 1993, habilita e reabilita pessoas com múltiplas deficiências!

Camada 4

APAE RUN OFEBAS 2023

Uma manhã de domingo simplesmente incrível, cheia de emoção e adrenalina, com recorde de inscritos! 

No dia 03/09 aconteceu a 2ª edição da Apae Run Ofebas 2023, um evento em prol da solidariedade que arrecadou fundos para a ampliação dos quartos da APAE Sorocaba, proporcionando um melhor atendimento aos assistidos.

Juntos, fazemos a diferença! Agradecemos a todos que participaram conosco! Foram mais de 1.300 participantes!

Camada 4

Doação de cadeiras de rodas e de banho

Com coração quentinho, realizamos (em 24/07/23) a doação de duas cadeiras de rodas e duas cadeiras de banho para a Associação dos Deficientes da Região de Sorocaba (ADERES) para que possam continuar fazendo um trabalho maravilhoso com os atendidos.

Camada 4

Doação de cobertores

Com o coração quentinho, nós realizamos a doação de 70 cobertores para as instituições SOS (Serviço de Obras Sociais) e Casa Transitória André Luiz mais roupas de inverno. A arrecadação aconteceu por meio de uma campanha interna realizada com os nossos colaboradores.

 

Nossa missão é levar conforto e acolhimento para aqueles que mais precisam. Agradecemos a todos que contribuíram para essa ação! Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Camada 4

Doação de copos para prenda de festa junina - apae votorantim

O mês de junho tem clima de festa junina! E para deixar todos os arraiás especiais, nós doamos 44 copos plásticos reutilizáveis para a APAE de Votorantim (20/06/23)! Eles farão a tradicional festa junina para os atendidos e os copos serão usados como prendas!

Camada 4

Doação de mais de 4 mil litros de leite

A nossa manhã de 15/06/23 foi incrível! Fizemos a doação de 4.884 litros de leite a três entidades: APAE Sorocaba, APAE Votorantim e Pastoral do Menor. Os leites foram arrecadados em nossa campanha de maio, em que a adesão aos nossos planos de assistência familiar consistia na doação de 3 caixas de leite fechadas (caixas com 12 unidades cada).

 

Para nós, é um orgulho poder plantar sementes do bem na sociedade. Somos extremamente gratos aos nossos colaboradores, associados, famílias e amigos por nos permitirem fazer tantas ações sociais! Agradecemos a todos que nos ajudaram a descarregar os leites e depois carregar nos veículos de cada entidade!

Camada 4

Plantio de mudas 2023

Nossa manhã de sábado (25/02/23) foi muito especial! Realizamos o plantio de 155 mudas de árvores nativas e frutíferas na Rua Indalécio Simões Pires, no Jardim Santa Madre Paulina, zona norte de Sorocaba.

 

O objetivo foi promover arborização urbana e ajudar na recuperação de nascentes e de refúgios da biodiversidade. O plantio aconteceu em parceria com a SEMA (Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal). Também oferecemos frutas, pipoca, algodão doce e brinquedos infláveis.

 

O nosso agradecimento e carinho aos membros da CIPA da OFEBAS, pela iniciativa e organização da ação. Também agradecemos a SEMA, os nossos colaboradores, familiares e população local pela participação!

Camada 4

Taça cidade de sorocaba 2023

A Ofebas acompanhou nos dias 22/01 e 29/01/23 a disputa pelo título da Taça Cidade de Sorocaba, entre as equipes da Associação Atlética Vila Helena e do Esporte Clube Enquadros Às de Ouro, no Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC). Entregamos brindes aos torcedores e, no final da partida, o troféu de jogador destaque.

 

No dia 22, quem recebeu o troféu foi o centroavante Marcelinho, do AA Vila Helena. Por sua vez, no dia 29 o prêmio foi para o goleiro Marcone, do AA Vila Helena.

Camada 4

Brinquedos para o natal

No dia 22/12/22, seis entidades receberam doações de brinquedos, direcionados para o Natal das crianças em situações de vulnerabilidade. A arrecadação aconteceu por meio da campanha comercial, doação de parceiros e fornecedores. As instituições beneficiadas foram: Sorriso de Criança, Instituto Paz e Amor, Instituto dos Filhos Misericordiosos da Cruz, Casa verde, Rede do Bem e Amor em Cristo.

 

Gratidão a todos que participaram da nossa campanha!

Camada 4

Campanha do leite

No dia 13/12/22, fizemos a entrega de mais de mil litros de leite a três entidades: GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil) e APAE (Associação Pais e Amigos dos Excepcionais) de Sorocaba e Votorantim. A arrecadação aconteceu por meio de uma campanha comercial que realizamos na segunda quinzena de novembro, mês em que comemoramos 56 anos de serviços prestados à sociedade!

Em novembro, nós substituímos o valor da adesão dos nossos planos de assistência familiar funerária por uma caixa de leite. Agradecemos a todos que vieram fazer parte da nossa família e contribuíram nessa corrente do bem!

Camada 4

Festa de dia das crianças!

Em comemoração ao Dia das Crianças, organizamos uma festa para os atendidos da Pastoral do Menor – CEC Jacutinga. A festa aconteceu no dia 07/10/22 em todo o período da tarde, com muita brincadeira, guloseimas e presentes.

Mas, como a gente sempre diz, o melhor presente nós quem ganhamos: dezenas de sorrisos e abraços apertados como forma de agradecimento.

O projeto da Pastoral atende crianças e adolescentes que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social.

Queremos deixar aqui um agradecimento a todos que tornaram esse dia possível, em especial aos nossos apoiadores.

Camada 4

Doação de leite - apae votorantim

O bem atrai o bem! No dia 14/10/22, recebemos as instituições ANG – Associação Nova Geração e APAE Votorantim para direcionarmos a doação de 117 litros de leite, arrecadados em nossa campanha de agosto/setembro. Mas fomos surpreendidos com uma atitude que aquece o coração. Diante das dificuldades da APAE, que está atualmente com 140 atendidos e mais 50 na fila de espera (entre crianças, jovens e adultos), a ANG decidiu direcionar toda a sua parte para a instituição de Votorantim, que precisou substituir nos últimos dias o leite por chá devido à falta do alimento.

 

São atitudes simples que transformam a sociedade. A união sempre faz a força! Um agradecimento especial a todos que participam das nossas campanhas!

Camada 4

APAE RUN 2022

Que domingo de energia incrível!

 

Como um dos patrocinadores da APAE Run, a nossa equipe marcou presença na corrida realizada pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorocaba) no dia 11/09/22. Esse foi um evento que buscou aliar saúde e solidariedade, já que toda a renda líquida arrecadada através da corrida será revertida em prol da instituição.

 

Também levamos brindes super especiais para quem passasse pela nossa tenda! Foi um dia que ficará marcado em nossas memórias e corações!

Camada 4

Doação de leite

Em agosto e setembro, nós estamos com a Campanha de Arrecadação de Leite para ajudar um lar infantil! Apenas no primeiro mês de ação, nós já conseguimos 149 litros de leite! E no dia 01/09/22 fizemos o primeiro direcionamento: as doações foram recebidas pela instituição Lar Casa Bela. Nós decidimos unir forças com uma equipe de jovens profissionais da CBA que também direcionaram muitos mantimentos para a entidade! Afinal, juntos somos bem mais fortes!

Queremos agradecer a todos que estão entrando nesta corrente do bem, sobretudo nossos colaboradores.

Camada 4

Campanha do agasalho

Com as doações realizadas na Campanha do Agasalho 2022 foi possível beneficiar ao menos três entidades, estando entre elas a Obra do Berço, a Casa Padre Pietro e a Associação Nova Geração.

Camada 4

Realização de um sonho: primeira ida à praia

Ergue a mão quem aqui visitou a praia pela primeira vez!! Os atendidos da Integrar, Instituição Terapêutica de Grupos de Habilitação e Reabilitação, realizaram o sonho de conhecer a praia no dia 07 de maio de 2022! E para tornarmos esse dia ainda mais especial, realizamos a doação de 56 camisetas com logos estampados, 20 bonés, 60 litros de suco e refrigerante e 10 guarda-sóis. Ficamos muito emocionados em ver tanta empolgação para um dia que, com toda certeza, vai ficar registrado na memória e no coração de todos!

Camada 4

Mais de 800 fraldas geriátricas doadas para o Instituto Casa Cattani

Uma campanha interna entre os nossos colaboradores uniu forças com o público externo e arrecadou 857 fraldas geriátricas de diversos tamanhos para o Instituto Casa Cattani, além de outros cinco protetores de colchão descartáveis. A doação foi entregue no dia 05 de maio de 2022. A Casa Cattani busca proporcionar dignidade para pacientes oncológicos que estão em cuidados paliativos, ou seja, quando não existe mais cura para a condição da pessoa enferma. Com a quantidade arrecadada, também foi possível dividir com a Pastoral da Pessoa Idosa!

Camada 4

Campanha para refazer o telhado e o concreto da área de convívio da Pastoral do Menor – CEC Jacutinga

Durante a entrega da doação de material escolar à Pastoral do Menor – CEC Jacutinga (campanha realizada em fevereiro de 2022), nossa equipe percebeu a carência da estrutura da casa em que o projeto acontecia. Eles atendem crianças e adolescentes, de 7 a 18 anos, em contraturno escolar, que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social.

 

Diante disso, percebemos a necessidade de um lugar mais aconchegante e confortável, e começamos a missão de engajar doadores e conseguir verbas. Reformamos o telhado, concretamos o quintal e ampliamos o espaço coberto. Inclusive, ficamos sabendo que, antes, em época de chuva, costumava molhar todo o ambiente interno.

Camada 4

Por uma Páscoa mais doce!

No dia 12/04/22, fizemos a entrega de 100 caixinhas de chocolate BIS para a Associação Criança Feliz de Sorocaba. Por trás dessa foto, sabemos que dezenas de olhinhos ficaram brilhando!!

 

Na foto estão a nossa gerente geral, Patrícia Peixoto; Iara Gonçalves e Rosana Cazarin, diretora presidente e gestora administrativa e de desenvolvimento da Associação Criança Feliz, respectivamente.

 

A associação tem como objetivo ajudar crianças e adolescentes de baixa renda e vulnerabilidade social com transtorno de aprendizagem.

Camada 4

Doação de suplemento alimentar para família em situação de vulnerabilidade

Desde dezembro de 2020, fazemos a doação mensal de 10 unidades de suplementos para dois irmãos, de 25 e 13 anos de idade, diagnosticados com Distrofia Muscular de Cinturas (DMC) que pertencem à família socialmente vulnerável.

Camada 4

Doação de itens de higiene para o Instituto Paz e Amor

Em 28 de março de 2022, estivemos no Instituto Paz e Amor realizando a entrega das doações de itens de higiene. Essa foi uma campanha de arrecadação da nossa CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

 

O Instituto atende pessoas em diversas vulnerabilidades sociais. Os produtos de higiene suprem, principalmente, as necessidades dos alunos que participam de um projeto voltado à área do esporte, assim como necessidades de famílias que vivem em área invadida e com pobreza extrema.

 

Somos imensamente gratos pela participação de todos! De pouquinho em pouquinho, nós vamos fazendo a diferença na sociedade! Obrigada por sempre se juntarem a nós!

Camada 4

300 pirulitos para o Fundo Social de Solidariedade

A nossa doação do dia 18/03/22 foi direcionada ao Fundo Social de Solidariedade, que solicitou 300 pirulitos para as crianças que fazem uma visita agendada na Prefeitura de Sorocaba. Nessa visita, as crianças têm a oportunidade de conhecer todas as secretarias, bem como o gabinete do prefeito, entendendo o funcionamento do órgão do poder executivo municipal.


Recebemos o João Alberto Matheus, vinculado ao Fundo Social, para a retirada das doações!

Camada 4

Cestas básicas para o Fundo Social de Solidariedade

Realizamos ao longo de 2021 uma doação mensal de 30 cestas básicas para a Campanha A Fome não é Fake, do Fundo Social de Solidariedade (Prefeitura de Sorocaba). Essa ação se estendeu até janeiro de 2022. 


Já em fevereiro de 2022 foram doadas 30 cestas básicas para as vítimas das enchentes de Petrópolis (RJ).

Camada 4

Doação de 40 litros de leite para a ABOS

No dia 09/03/22, fizemos a entrega de 40 litros de leite para a Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (ABOS). Quem nos trouxe essa doação foi o nosso colaborador Junior Gaspar, que conseguiu por meio da Sharks Poker Sorocaba.

 

Na foto, nosso atual presidente do Conselho Deliberativo, Franscisco Carlos Morales, Gilmar Pereira, representando a ABOS, e o nosso colaborador Junior Gaspar.

 

A ABOS tem mais de 30 anos de história. Foi criada para amparar pacientes com câncer, especialmente aqueles de cidades distantes que vêm diariamente a Sorocaba em busca de tratamento oncológico. “As doações são de extrema importância para nós, porque é dessa maneira que a associação sobrevive. Hoje, 28 pacientes estão acolhidos na casa. Nós oferecemos, além do abrigo, todas as refeições diárias. Todo o atendimento da ABOS é gratuito”, informa Gilmar.

Camada 4

Volta às aulas Pastoral do Menor – CEC Jacutinga

Durante todo o mês de fevereiro de 2022, nós realizamos a campanha de arrecadação de material escolar para os alunos da Pastoral do Menor – CEC Jacutinga / Associação Bom Pastor. No dia 07 de março, chegou o momento de levarmos a doação para os atendidos da organização, que vivem numa área de extrema vulnerabilidade social.

 

Ver tantos olhinhos brilhando não há preço que pague. Por isso, queremos agradecer de coração a todos os colaboradores, associados e demais pessoas que somaram forças conosco e entraram nessa corrente do bem! Somos imensamente gratos a vocês! Nós acreditamos que o acesso à educação transforma vidas!

Camada 4

Mais de 200 mudas plantadas às margens do Pirajibú-Mirim

26 de fevereiro de 2022 foi um dia bem especial. Queremos agradecer a todos que participaram do nosso plantio de mudas na Rua Nilton Antunes Fogaça, Jardim Nathália, Éden, às margens do Pirajibú-Mirim. A ação teve como objetivo ajudar na restauração da mata ciliar. Foram disponibilizadas um pouco mais de 200 mudas para o nosso mega plantio!

 

As matas ciliares compreendem toda vegetação que se localiza às margens de nascentes, rios, lagos, córregos e represas. A preservação e a recuperação das matas ciliares são essenciais para o meio ambiente e o bem-estar das pessoas. Entre outras funções, essa vegetação protege os recursos hídricos, contribuindo para a manutenção da quantidade e da qualidade da água disponível.

 

O nosso agradecimento e carinho aos membros da CIPA da OFEBAS, pela iniciativa e organização da Ação, e a todos que permitem que as nossas ações sociais aconteçam!

Camada 4

Brinquedos para o Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social

No dia 23/12/21, também realizamos a entrega das doações de brinquedos para o Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social da nossa cidade (Parceria com o Fundo Social de Solidariedade).

Camada 9

Arrecadação de alimentos GPACI

Nosso fim de ano (2021) foi muito solidário e somos extremamente felizes com isso! No dia 23/12/21, realizamos a doação de alimentos para o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI).

 

Queremos agradecer a todos os nossos colaboradores por permitirem que tantas coisas boas aconteçam! Doar é um ato de amor!

Camada 4

Casamento Comunitário

Um certificado que demonstra o nosso compromisso e carinho com a sociedade! Fomos parceiros do Fundo Social de Solidariedade e da Prefeitura de Sorocaba para a realização do “Casamento Comunitário”, que aconteceu no dia 18 de dezembro de 2021.

 

Que o amor possa se fazer sempre presente em nossas vidas!

Camada 4

Brinquedoteca Pastoral do Menor - CEC Ipiranga

A outra instituição que recebeu as doações foi a Pastoral do Menor CEC Ipiranga (16/11/21). Além dos brinquedos e livros, também foi realizada uma pintura na sala, a qual estava sem uso por conta do cheiro forte de mofo.

 

Mas agora já está tudo pronto para receber o mundo de imaginação dos pequenos! O nosso agradecimento a todos que colaboraram e se engajaram para que isso se tornasse possível! Em especial, aos nossos colaboradores, ao nosso médico Dr. Geraldo Hidalgo, a empresa Stylo Tintas, ao Marco Aurélio e ao Jackson Mendes por toda ajuda e doação!

Camada 4

Brinquedoteca AMDE

Uma das instituições contempladas com a doação de brinquedos e livros foi a AMDE – Associação Amigos dos Deficientes, Centro de Excelência em Autismo (16/11/21).

 

A instituição atende 72 crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idade entre 3 a 44 anos do município de Sorocaba e adjacências, como Votorantim, Iperó, Porto Feliz, Araçoiaba da Serra, entre outras.

 

O brincar, para a criança autista, proporciona vários benefícios, estimulando a imaginação, favorecendo o desenvolvimento cognitivo (concentração e atenção) e a consciência corporal.

 

Mais uma vez, deixamos registrado o nosso agradecimento a todos que colaboraram e se engajaram para que isso se tornasse possível!

Camada 4

Arrecadação de Brinquedos

São tantos brinquedos que não cabem na foto!

 

Realizamos uma campanha interna entre os meses de setembro e outubro de 2021 para arrecadação de brinquedos e livros e, assim, montarmos uma brinquedoteca em duas instituições sociais (Pastoral do Menor – CEC Ipiranga e Associação Amigos dos Deficientes).

 

Somos extremamente gratos a todos os nossos colaboradores que abraçaram a causa e nos ajudaram nessa ação!

Camada 4

Oba, é festa! Dia das Crianças na LUAR

Em comemoração ao Dia das Crianças, realizamos uma festa para os atendidos da Associação LuAR no dia 08/10/21. Foi uma manhã muito deliciosa, repleta de brincadeiras, guloseimas e muitos presentes.

 

Mas o melhor presente fomos nós quem ganhamos: dezenas de olhinhos brilhando e sorrisos de agradecimento!

 

A LuAR atua com famílias em vulnerabilidade social que vivem na cidade de Votorantim.

Camada 4

Material escolar Pastoral do Menor – CEC Habiteto

No dia 24/08/21, estivemos na Pastoral do Menor – CEC Habiteto para realizar a entrega das doações de material escolar da nossa campanha do mês de julho.

 

“Em nome da Pastoral do Menor Cec Habiteto e das nossas 330 crianças e adolescentes, agradeço de coração a Ofebas, setor de Comunicação e Serviço Social, pela doação de materiais didáticos que será de extrema importância para o trabalho realizado com os nossos atendidos. Além de ser usado aqui no projeto, muitas vezes eles contam com a ajuda de um kit escolar que precisam levar para a escola, tamanha dificuldade que têm as famílias do bairro. Que Deus abençoe grandemente a Ofebas e a todos que contribuíram com as doações. Parabéns pela simpatia e boa vontade de todos!” (Lúcia Araújo – Coordenadora da Pastoral do Menor Cec Habiteto).

Camada 4

Doação de mais de 600 máscaras PFF2 – Instituto Maria Claro

Para nós, é um prazer atender mais uma vez o chamado do Instituto Maria Claro, representado pela Valquíria Ribeiro, coordenadora de captação de recursos. Doamos mais 600 máscaras PFF2 sem válvula para que possam continuar prestando serviço à sociedade com mais segurança neste período tão conturbado da pandemia de coronavírus (10/08/21)!

Camada 4

Campanha do agasalho 2021

Em 2021, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, realizamos a Campanha do Agasalho. Graças a todos que doaram, conseguimos uma grande quantidade de sapatos, roupas e cobertores!!

Camada 4

Doação de EPIS – Instituto Maria Claro

Ficamos muito felizes quando conseguimos atender as demandas das entidades que chegam a nós! Doamos para o Instituto Maria Claro mais de 400 equipamentos de proteção individual, sendo 140 máscaras N95 e 300 aventais(11/06/21). Assim, contribuímos para que os profissionais da entidade possam trabalhar com segurança neste período tão conturbado (pandemia de covid-19).


Para quem não conhece, o Instituto oferece há 28 anos serviços de reabilitação e habilitação para crianças e adolescentes com deficiências múltiplas, bem como suporte às famílias, nas áreas da saúde, educação especializada e assistência social.


Camada 4

DOAÇÃO DE ITENS ALIMENTÍCIOS - CASA LAR SÃO JOSÉ

A OFEBAS tem como característica do seu trabalho humanizado e acolhedor o compromisso com o atendimento empático, porque acredita que o encontro de emoções forma um elo de compreensão, no qual a dor do outro acaba nos afetando de alguma maneira. Por esse motivo, no mês de maio de 2020, foi atendida com prazer uma solicitação de doação de itens de alimentação para os acolhidos da Organização Casa Lar São José.

Camada 9

DOAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS AO GPACI

“Um amigo me chamou para ajudar a cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso… e fui…” (Clarice Lispector). A OFEBAS, diante deste período difícil que vivemos, percebeu que, na verdade, a necessidade do GPACI neste momento era muito maior que a própria.

 

E com sentimento de gratidão, teve a oportunidade de contribuir com a doação de produtos alimentícios para que o GPACI continuasse atendendo de forma tão brilhante os pacientes e os acompanhantes que estão utilizando de seus serviços.

Camada 12

APADRINHAMENTO NATAL INHAYBA

A Ação Comunitária Inhayba realiza todo ano uma ação de apadrinhamento com os atendidos da organização, na qual cada usuário recebe um kit composto por roupas, calçados, doces e brinquedos.


Essa ação é aberta para pessoas que desejam apadrinhar. A OFEBAS recebeu o convite de participar, pois haviam três crianças que ainda estavam sem padrinhos. Prontamente, o convite foi aceito e os kits providenciados, tendo sido entregues à coordenadora do projeto, já que a entrega dos mesmos é feita numa festa interna que os atendidos têm próximo ao Natal.

Camada 13

MATERIAL DE APOIO COM ORIENTAÇÃO PARA AS FAMÍ­LIAS ENLUTADAS SANTA CASA

A OFEBAS disponibiliza um material gráfico com orientações sobre os procedimentos a serem realizados no momento do óbito nas unidades de saúde e hospitais de Sorocaba e Votorantim.


O objetivo desse material é nortear a família no momento de dor e, simultaneamente, otimizar o tempo da mesma, uma vez que as informações apresentadas facilitam o entendimento sobre todo o procedimento burocrático.

Camada 15

CORRIDA DA SANTA CASA

A OFEBAS apoiou financeiramente essa ação da Santa Casa de Sorocaba com a finalidade de contribuir no projeto “Reforme um quarto e entre para história da Santa Casa”. O projeto tem o objetivo de reformar um (1) dos quartos do Hospital.

 

Esse apoio também demostra que acreditamos que o exercício físico seja uma ótima maneira de aumentar o nível de saúde, pois a corrida proporciona muitos benefícios, entre eles, ajuda a aumentar a função pulmonar, impulsiona o sistema imunológico e reduz o risco de desenvolver coágulos de sangue.

Camada 13

PATROCÍNIO CAMISETAS (PREVENÇÃO DO CÂNCER) PARA VENDA / SANTA CASA

A OFEBAS patrocinou a confecção de camisetas com o logo sobre a prevenção do câncer com a finalidade de orientar a população sobre os cuidados que se devem ter com a saúde e a importância da prevenção.

 

Consequentemente, também contribuiu com o projeto de reforma da Santa Casa de Sorocaba. A verba arrecadada com a venda das camisetas foi direcionada para a reforma das instalações do hospital, trazendo assim mais comodidade e qualidade no atendimento à população.

Camada 4

PLANTIO PARQUE OURO FINO

A OFEBAS tem um cuidado também com o meio ambiente. Em conversa com o líder comunitário do bairro Ouro Fino, a organização soube a necessidade de cuidados com plantio no parque do bairro que era pouco aproveitado. Prontamente, colaboradores e familiares foram mobilizados para ajudar nessa ação de tanta importância. 

 

A organização esteve no Parque Ouro Fino conscientizando sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente através do plantio de árvores. Um momento agradável com os colaboradores, suas famílias e demais frequentadores em uma manhã de plantio e repleta de divertimento, já que foram alugados brinquedos infláveis e preparado um piquenique aos participantes.

Elipse 3

FESTA DOS DIAS DAS CRIANÇAS NA AÇÃO COMUNITÁRIA INHAYBA

A recreação está para o homem (para seu corpo, alma e mente), assim como o alimento está para o seu organismo. Por isso, a OFEBAS promoveu, com apoio de seus parceiros e colaboradores, uma festa com alimentação, brinquedos infláveis e entrega de presentes na semana do Dia das Crianças na Organização Ação Comunitária Inhayba.

 

Alguns colaboradores, a gestora e o presidente da organização estiveram presentes na festa. Acreditamos que esse momento nos permitiu abordar junto ao Inhayba importantes temáticas, como a construção da identidade, a passagem do tempo e o envelhecimento (as fases da vida), entre outros.

Camada 4

CAFÉ DA MANHÃ - DIA DO IDOSO APEVO

Elipse 3

ARRECADAÇÃO DE LEITES E ENTREGA NA AÇÃO COMUNITÁRIA INHAYBA

A OFEBAS, através dos assessoramentos realizados na Ação Comunitária Inhayba, percebeu as necessidades da organização para conseguir manter a alimentação de seus atendidos durante o período em que estivessem no projeto. Foi aí que surgiu a ideia de mobilizar os colaboradores da Ofebas para uma campanha de arrecadação de leite com o objetivo de atender pelo menos uma das demandas existente na organização. A campanha foi um sucesso.

 

A Ação Comunitária Inhayba está localizada no extremo leste de Sorocaba, no bairro de Inhayba, região de Brigadeiro Tobias, distante a 20 Km do centro de Sorocaba, um bairro tipicamente rural com acesso por estrada de terra e propriedades de pequeno e médio porte, como chácara e sítios. A região é dotada de uma infraestrutura mínima para a qualidade de vida.

 

Tendo como prioridade o atendimento às crianças e adolescentes em processo de vulnerabilidade social, a ACI, através do Programa Criança que Sabe, vem implementando ações que estimulam a socialização, a valorização cultural, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e o resgate da autoestima, estabelecendo princípios éticos e solidários para o convívio grupal.

Elipse 5

PATROCÍNIO DE CAFÉ - CONFERÊNCIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SOROCABA (CMAS)

A OFEBAS tem como uma de suas ações a responsabilidade social, em que se ressaltam o fortalecimento da cidadania, a efetivação dos direitos e a ampliação do acesso à proteção social. O objetivo da conferência de assistência social vem ao encontro dos princípios da OFEBAS, uma vez que esse encontro promove a participação social, possibilitando uma avaliação da situação atual da política pública de assistência social e, assim, propondo diretrizes para o seu aprimoramento. Esse evento contou com a participação de mais de 100 pessoas por período, sendo usuários, trabalhadores, organizações da sociedade civil e da gestão municipal.

Camada 13

PATROCÍNIO EVENTO DA CIPA: SANTA CASA DE MISERICÓRDIA SOROCABA / DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

A OFEBAS entende que o transplante de órgãos é uma resposta tão esperada para milhares de pessoas com problemas sérios de saúde, sendo, sem dúvida, a esperança de uma nova chance de vida.

 

Mas também entende que essa esperança apenas poderá ser concretizada com o consentimento de uma população consciente da possibilidade, da necessidade e da responsabilidade de ser um doador ou de permitir a doação dos órgãos de um familiar.

 

Esse evento teve como missão sensibilizar e refletir sobre a importância da doação de órgãos na cidade de Sorocaba.