Ofebas
heart_icon

PROJETOS SOCIAIS

A OFEBAS tem inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Sorocaba desde novembro de 2017 pelo serviço prestado no projeto de assessoramento à família enlutada e às organizações sociais. Do mesmo modo, o serviço de atendimento gratuito às pessoas em situação de vulnerabilidade social, que é complementado e diferenciado com o Projeto Continuar a Viver, foi certificado em 2021 pelo Selo Social.

 

O projeto de atendimento humanizado à família surgiu da necessidade observada durante os atendimentos sociais de assessoramento às famílias enlutadas atendidas pela gratuidade. Foi notado que, além de receberem a orientação previdenciária, social e encaminhamentos para rede de assistência, as famílias necessitavam também de atendimento psicológico para que conseguissem lidar com a dor do luto. O objetivo do projeto é amparar essa família de forma integral no luto, evitando problemas que acarretem dificuldades na vida profissional e pessoal (Projeto Continuar a Viver).

 

A OFEBAS é a primeira organização funerária a disponibilizar um espaço de atendimento ao luto de forma integral, e isso foi possível, inicialmente, com a extensão universitária e a parceria com a Universidade Paulista (UNIP), campus Sorocaba.

 

Através do atendimento psicossocial, às famílias enlutadas têm a oportunidade de fortalecer a autonomia, assim como a possibilidade de se transformarem em protagonistas da própria história.