Ofebas

Atendimento à família enlutada: Projeto Continuar a Viver

A Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (OFEBAS) é uma organização social, sem fins lucrativos, que oferece à população serviços funerários dignos. A organização está alicerçada em propósitos éticos e de respeito à sociedade, disponibilizando ao público prioritário da Assistência Social (população em situação de rua e/ou de baixa renda) atendimento social e serviço completo de funeral totalmente gratuito.

 

Como funciona: No momento do óbito de um ente querido, a família enlutada se dirige à funerária e declara não poder arcar com os custos de um funeral. Ela é acolhida e atendida pela funerária e tem o velório realizado. Posteriormente, comprovada a situação financeira, em até 30 dias, os familiares têm um assessoramento no serviço social (Projeto Continuar a Viver).

 

O atendimento de funeral gratuito é concedido tanto para o município de Sorocaba quanto o de Votorantim. Para ter direito à concessão, em ambas as cidades, a renda per capita da família deve ser de até meio salário mínimo. No entanto, o procedimento de análise socioeconômica é diferente:

Sorocaba: a família precisará procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo da residência, levando a documentação informada no dia do atendimento funerário para atualizar o cadastro único. A análise socioeconômica é realizada pelo CRAS, sendo emitido um documento de autorização do auxílio funeral que deverá ser entregue para a assistente social da Ofebas na data agendada.

Votorantim: a família retornará a OFEBAS na data agendada com todos os documentos do falecido e do grupo familiar para que a assistente social da organização realize a análise socioeconômica.

Projeto Continuar a Viver: Durante o atendimento com o serviço social da OFEBAS, são identificadas demandas variadas. Nesse momento, a assistente social presta assessoramento às famílias, podendo ser orientações sobre benefícios e direitos relacionados à saúde, direito previdenciário, ações jurídicas e de assistência social e, quando necessário, realiza encaminhamentos para órgãos em geral, assim como para primeiro emprego, estágio, apoio psicológico e emissão de documentos. Esse assessoramento constitui o Projeto Continuar a Viver que, como o nome sugere, visa apontar quais são os próximos passos que a família enlutada deve percorrer, levando orientação e garantia de direitos.