Ofebas

A OFEBAS

A OFEBAS é uma organização sem fins lucrativos, com atividades de Serviço Funerário e Assistencial às famílias enlutadas.

Em 23 de novembro de 1966, algumas entidades tradicionais estabelecidas em nosso município resolveram fundar uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que reunisse todas as sociedades, sem distinção de cor ou credo. Surge, então, a OFEBAS, idealizada com propósitos éticos e de respeito à sociedade, tendo a finalidade de oferecer à população despedidas dignas e acolhedoras aos familiares. E o mais importante: uma empresa que pudesse acolher e fornecer funerais gratuitos a indigentes e a pessoas socialmente vulneráveis, além de efetuar remoção de corpos sem custos ao IML (Instituto Médico Legal) e ao SVO (Serviço de Verificação de Óbito).

Camada 4

A organização é orientada por uma entidade mantenedora, a Loja Maçônica Brasil III. A Diretoria Executiva é eleita a cada dois anos, direcionada por um Conselho Consultivo e fiscalizada por um Conselho Fiscal. Ela é composta por seis membros: presidente, vice-presidente, secretário, diretor financeiro, diretor comercial e diretor de patrimônio. Qualquer membro ativo da entidade mantenedora pode concorrer às eleições para os cargos da diretoria executiva.


Os diretores e conselheiros trabalham de forma voluntária, não recebendo nenhum valor ou benefício pelas funções executadas. O balanço é publicado anualmente após realização de auditoria contábil. Na gestão 2023-2024, os membros que assumem os cargos são:

  • Presidente: Paulo Antônio Simões
  • Vice-presidente: Oswaldo Helene Filho
  • Diretor Financeiro: Felipe Rodrigues de Souza e Alevato
  • Diretor Comercial: Rodrigo Eduardo Leite
  • Diretor de Patrimônio: Leandro Toledo Piza
  • Secretário: Carlos Alberto Francisco de Moura Filho

 

Socioassistencial

 

Na área socioassistencial, conta com um departamento de serviço social que realiza análises e orientações na garantia de direito das famílias enlutadas pós-falecimento do ente querido, encaminhando essas famílias, quando necessário, a outros órgãos e redes de serviço (Projeto Continuar a Viver). Mensalmente, são realizados funerais que atendem a lei de gratuidade sem nenhum custo para famílias socialmente vulneráveis ou para os casos solicitados pelos municípios de Sorocaba e Votorantim. Também é oferecida toda orientação de atendimento pós-falecimento.


A organização possui um projeto de Assessoramento Técnico e Financeiro voltado às instituições sociais de Sorocaba e Votorantim, oferecendo de forma totalmente gratuita a qualificação dos serviços, programas e benefícios ofertados pelas entidades, bem como a profissionalização das equipes. Além disso, durante todo o ano, está envolvida em eventos, campanhas e ações sociais com outras instituições.


A equipe da OFEBAS é altamente capacitada, participando constantemente de cursos, treinamentos e seminários para aperfeiçoamento técnico e desenvolvimento profissional.


O plano de Assistência Familiar e Funerária da OFEBAS é o Pro Family que, além do seu papel principal de fornecer assistência no momento da perda de um ente querido, possui uma ampla rede credenciada de parceiros, oferecendo diversos benefícios em vida. São descontos e vantagens nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e comércio em geral, entre outros. É importante lembrar que, por ser sem fins lucrativos, todos os associados contribuem para que a OFEBAS desenvolva as ações sociais nas cidades.

 

Com funcionamento 24 horas por dia, hoje são duas unidades, sendo uma localizada na cidade de Sorocaba e a outra em Votorantim.

FOLHA

Conforme o Estatuto Social, Artigo 1º – “A Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba, também designada pela sigla OFEBAS, fundada em 23 de novembro de 1966, com duração por prazo indeterminado, é pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, constituída pela união de outras entidades nominadas como Instituidoras Fundadoras, voltada à realização de finalidades sociais, notadamente de orientação, educação e proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice no âmbito de sua atuação e se regerá por este Estatuto e pelas disposições legais aplicáveis. Constituem finalidades institucionais da OFEBAS, também, a proteção ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência e ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico”.

 

Na época de seu surgimento, foram, ao todo, 13 entidades instituidoras, sendo: Sociedade Beneficente “25 de Dezembro”; Sociedade Espírita “Alan Kardec”; Sociedade Beneficente “25 de Julho”; Loja Maçônica Perseverança III; Loja Maçônica “Acácia Sorocabana”; Loja Maçônica Brasil III; Sociedade de Cooperação dos Aposentados e Pensionistas da Sorocabana; Beneficente Sociedade União Protetora dos Empregados da Estrada de Ferro Sorocabana; Sociedade Beneficente Recreativa e Esportiva dos Ferroviários de Sorocaba – Democrata; Sociedade Beneficente dos Ferroviários de Mairinque; União Municipal Espírita de Sorocaba; Centro Social Regional de Sorocaba do 7º Batalhão de Polícia Militar e Serviço de Previdência Municipal.

 

A OFEBAS tornou-se uma grande organização funerária e caminha ao lado de Sorocaba, prestando serviços sociais e contando com a participação de centenas de sorocabanos, membros da instituidora que, conscientemente, cumprem a sua missão.

 

Missão

Proporcionar acolhimento e segurança às famílias enlutadas através de atendimento humanizado e de excelência. Promover ações socioassistenciais visando à garantia de direitos de munícipes e de entidades localizadas onde estamos inseridos.

 

Visão

Ser reconhecida como organização de referência, acolhimento e seriedade nos setores funerário e assistencial, estabelecendo uma conexão de solidariedade com a sociedade.


Valores

Acolhimento: oferecer ambiente e atendimento acolhedores, respeitando os aspectos sociais, culturais, emocionais e religiosos.

Empatia: compreender e respeitar os aspectos socioemocionais de cada indivíduo, proporcionando atendimento humanizado e de excelência.

Transparência: ser ético e transparente, promovendo o acesso à informação de forma clara e assertiva em todas as atividades.

Comprometimento: ser engajado nas ações com coerência entre o pensar, agir e falar.

Responsabilidade social: contribuir voluntariamente para a sociedade e o meio ambiente através de uma rede de relacionamento que busca fortalecer e promover o desenvolvimento humano.

Nossa responsabilidade social:

A OFEBAS, desde a sua fundação, desenvolve um trabalho com viés social de atendimento totalmente gratuito para famílias com perfil socioeconomicamente vulnerável que tiveram familiar falecido.


Além dessa ação de gratuidade, a organização também participa e colabora com ações de finalidade social, como eventos civis, sociais, culturais e históricos.


Com o propósito de promover ao público conhecimento sobre a defesa e a garantia de direitos de acordo com a política de assistência social, trabalham-se três (03) vertentes:


• Assessoramento às famílias enlutadas com orientações sobre saúde, direitos jurídicos, assistência social e encaminhamentos a redes de assistência;
• Assessoramento psicológico às famílias enlutadas;
• Assessoramento às organizações sociais sobre Serviço Social, Qualidade de Vida e
Capacitação.


O objetivo é auxiliar de forma humanizada as famílias enlutadas e as organizações sociais no processo de empoderamento, trabalhando o fortalecimento da cidadania; a efetivação de direitos e a ampliação do acesso à proteção social; a qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios ofertados pela rede socioassistencial; e o fortalecimento e autonomia dos sujeitos, grupos e comunidades, conforme exigência da Resolução nº 27 de 19/09/2011.


A OFEBAS tem suas ações sociais reconhecidas pelo Conselho Municipal da Assistência Social de Sorocaba e possui inscrição no mesmo. Do mesmo modo, o serviço de atendimento gratuito às pessoas em situação de vulnerabilidade social, que é complementado e diferenciado com o Projeto Continuar a Viver, foi certificado em 2021 pelo Selo Social. Essa é uma certificação concedida aos que demonstram compromisso social, atuando para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e para o desenvolvimento sustentável.

Preocupação Ambiental

Uma das nossas preocupações é o cuidado com o meio ambiente. Por isso, incentivamos na nossa empresa a adoção de atitudes que possam contribuir para a preservação ambiental:

 

⦁ Somos ponto de arrecadação de materiais eletrônicos;
⦁ Fazemos coleta seletiva;
⦁ Temos captação de água da chuva (usada para lavagem dos carros, regar as plantas etc.);
⦁ Disponibilizamos caixa coletora de bituca de cigarros;
⦁ Adotamos copo plástico reutilizável (cada colaborador tem o próprio copo para ser utilizado durante o período de trabalho);
⦁ Usamos copos e xícaras de vidro nas salas de reunião;
⦁ Realizamos várias ações de plantio de mudas.

20220511_140343
20220502_145804
20220502_145741